CLIMATIZAÇÃO
Radiadores
O aquecimento central por radiadores é o sistema mais comum de aquecimento e, à semelhança do que se verifica com o piso radiante, permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar interior de um espaço.
Estes emissores térmicos libertam o calor por convecção ou radiação.
Para que este sistema funcione correctamente é necessário um equipamento que aqueça a água eficazmente, como por exemplo uma caldeira a gás, recuperador de calor a lenha ou bomba de calor a alta temperatura; uma tubagem adequada e resistente às altas temperaturas da água; os radiadores e, também, um sistema de controlo de poupança energética.
Radiador com 11 elementos
Toalheiro
Vantagens deste sistema:
Piso Radiante
Este sistema de aquecimento aquece o ambiente através do aumento da temperatura ao nível do solo, contribuindo, assim, para uma temperatura homogénea em todo o espaço e uma sensação agradável de conforto. Em oposição a outros sistemas de dissipação de calor, como radiadores e ventilo-convectores, o piso radiante opera a temperaturas mais baixas (na ordem dos 30ºC), o que permite um melhor rendimento do sistema solar.
A temperatura do pavimento é controlada por um termostato, o que liberta de qualquer queimadura ou desconforto.
No que concerne ao seu funcionamento, este tipo de aquecimento possui uma tubagem embutida no piso de cimento, distribuída por toda a superfície a aquecer e onde circula a água quente destinada a aquecer o ambiente. O piso radiante é compatível com qualquer tipo de solo (mármore, grés, cerâmica, barro, PVC, madeira ou alcatifa) e no verão, pode ser utilizado como forma de arrefecimento, desde que para isso recorra a um sistema de refrigeração.
Vantagens deste sistema: