ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA


Sistemas

Microgeração

A microgeração fotovoltaica consiste na produção, quer por particulares, quer por empresas, de energia eléctrica através de instalações de painéis solares fotovoltaicos que captam a energia do Sol e a convertem em energia eléctrica. 

A energia obtida pode ser utilizada para consumo próprio, no caso de instalações autónomas, ou para venda à rede, de acordo com os regimes remuneratórios existentes que privilegiam e incentivam esta acção.

A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos é compatibilizada com a energia da rede através de um inversor. Esta, é posteriormente contabilizada num contador de produção que mede toda a energia produzida injectada na rede. Este contador transmite via modem os KWh’s produzidos a serem creditados na sua conta. Assim, a energia produzida por si pode ser vendida ao seu distribuidor de electricidade.

Actualmente existem dois regimes de remuneração da venda de electricidade gerada por sistemas de microgeração à rede pública: o regime bonificado e o regime geral.

No regime geral, o preço de venda é igual ao preço de compra e não existem pré-requisitos para a adesão a este regime.

Já no bonificado, o consumidor além de produzir energia, pode vende-la a um preço mais alto daquele a que a compra.

Periodo

Regime Bonificado

Regime Geral

1º - 8º Ano

0.196  €/kWh

Preço de venda = Preço de compra

9º - 15º Ano

0.165  €/kWh

Preço de venda = Preço de compra

Apartir do 16º Ano

Preço de venda = Preço de compra

Preço de venda = Preço de compra

desenvolvido por aznegocios.pt